Busca de Exercícios - UFPB - Bacias Hidrográficas Brasileiras - Relevo - Energia Hidrelétrica Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Bacias Hidrográficas Brasileiras
  • Relevo
  • Energia Hidrelétrica
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2011)Número Original: 6Código: 8888

Segunda série

Bacias Hidrográficas Brasileiras Relevo Energia Hidrelétrica


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

A seleção dos locais para implementação de usinas hidrelétricas leva em consideração, entre outros fatores, a demanda por energia e a topografia do relevo da região. Considerando o exposto e a literatura sobre a produção de energia hidrelétrica no Brasil, identifique as afirmativas corretas: 1. A bacia hidrográfica do rio Amazonas, apesar da enorme malha hidrográfica, sofre restrições à implantação de usinas hidrelétricas, devido às suas características topográficas, as quais exigem o alagamento de extensas áreas florestadas. IL. A bacia hidrográfica do rio Uruguai apresenta o maior potencial hidrelétrico do país, porém não é aproveitada em toda a sua potencialidade, tendo em vista as dificuldades naturais (relevo plano) e econômicas (baixo índice de desenvolvimento) da região. III. A bacia hidrográfica do rio Paraná é a que apresenta o maior potencial hidrelétrico em operação no país, tendo em vista as condições naturais e econômicas da região. IV. A bacia hidrográfica do rio São Francisco apresenta alto potencial hidrelétrico aproveitado, pois seu relevo propicia a construção de usinas hidrelétricas e há significativa demanda de energia no Nordeste. V. A bacia hidrográfica do rio Tocantins apresenta grande potencial hidrelétrico instalado, pois possui rios caudalosos que percorrem extensas planícies e sua região apresenta grande demanda de energia, devido ao seu parque industrial.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2011)Número Original: 2Código: 8977

Primeira série

Energia Hidrelétrica Bacia Hidrográfica do São Francisco

Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

Considere a letra da música de Sá, Rodrix e Guarabyra. Sobradinho O homem chega, já desfaz a natureza Tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá prá cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia Do beato que dizia que o sertão ia alagar O sertão vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir Debaixo d'água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado, Sobradinho adeus, adeus. Fonte: CD: Outra vez na Estrada, Som Livre, 2001 O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais. Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a música retrata o(a) a) projeto de transposição do rio São Francisco, que modificou seu curso para possibilitar a irrigação. b) sistema de irrigação da fmticultura nos municípios citados na música, o qual acelerou o processo de desertificação. c) transporte de carga de cereais por sua hidrovia, principalmente a soja cultivada no oeste baiano, o que ocasionou assoreamento em grande parte do rio. d) destruição das cidades citadas na música pela grande enchente nos anos de 1950 e a posterior reconstrução das mesmas. e) construção de uma nsina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 15Código: 8384

Primeira série

Domínio Equatorial Amazônico Brasil.b

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico: a) Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais b) Vegetação com folhas grossas e pequenas / Relevo pouco ondulado / Matas de restingas c) Clima tropical e umidade alta / Maior domínio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado d) Florestas de galerias / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo e) Queimadas sem controle / Cultivo de monoculturas / Clima seco e baixa umidade


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2008)Número Original: 14Código: 8725

Primeira série

Brasil.b Domínios morfoclimáticos

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

() () (O) (O) (O) “O estudo dos domínios morfoclimáticos brasileiros ajuda- nos a compreender o quadro natural que compõe o território nacional. No entanto, principalmente no último século, a intensa ação promovida pelas atividades econômicas, a maioria de bastante impacto, modificou os aspectos desses domínios.” (VITTIELO; BIGOTO e ALBUQUERQUE, 2006, p. 75) A respeito desses domínios, considere as afirmativas a seguir, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). O domínio das coxilhas subtropicais, cobertas por pradarias mistas, apresenta o relevo suavemente ondulado e a vegetação dominante de campos de gramíneas. O domínio das depressões semi-áridas nordestinas, cobertas por caatinga, caracteriza-se — pelo predomínio do clima semi-árido e pelos rios temporários. O domínio de planaltos subtropicais, recobertos por araucárias e campos de altitude, compreende as áreas de menores altitudes da região Sul do Brasil com vegetação de cerrado. O domínio das regiões serranas, tropicais úmidas, com mares de morros” florestados, apresenta morros com forma de meia laranja e é recoberto pela mata atlântica. O domínio dos chapadões tropicais, recobertos por cerrados, possui rios entrelaçados, vegetação de arancária e clima subúmido. A seqiiéncia correta é: a) FVFVV c) VVFFV e) VVEVF b) VVVVV d) FFFVF


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2010)Número Original: 6Código: 7823

Primeira série - Programa antigo

Vegetação Domínios morfoclimáticos

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros a seguir mostra o país dividido em 7 (sete) compartimentos distintos. Cada um deles corresponde a uma diferente associação das características do relevo, do clima e da vegetação. “Adaptado de: AB'SABER, Aziz. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Anexo. Com base no mapa e na literatura sobre o tema, identifique as afirmativas corretas: I. O domínio equatorial amazônico (1) possui relevo plano dominado pela planície amazônica, clima quente e úmido, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra predominantemente devastada pelo avanço da soja e da pecuária. II. O dominio das caatingas (2) possui relevo variado com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima semiárido, com vegetação xerófila muito utilizada como lenha. HI. O domínio dos cerrados (3) possui relevo com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima tropical, com vegetação predominantemente arbustiva, com galhos retorcidos, sendo fortemente devastada devido ao avanço da agropecuária. IV. O domínio tropical atlântico (4) possui relevo serrano com altitudes elevadas, clima tropical de altitude, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra muito preservada devido ao cultivo cacaneiro. V. O domínio das arancárias (5) possui relevo predominantemente planáltico, clima subtropical, com vegetação dominada pelo pinheiro-do-paraná fortemente devastada pela indústria madeireira.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.