Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - Hidrografia - Erosão Fluvial - Assoreamento (Geografia) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Hidrografia
  • Erosão Fluvial
  • Assoreamento (Geografia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2013)Número Original: 4Código: 6991

Primeira série

Hidrografia Erosão Fluvial Assoreamento (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

Os nos são grandes esculpidores do relevo terrestre, contribuindo para erosão das terras emersas. Pela própria dinâmica natural da água, acelerada pelo desmatamento, o curso do rio Acre está mudando. Em um trecho da divisa do Brasil com a Bolívia, o rio Acre forma um meandro sinuoso e pode se juntar, demolindo a rua dos Catraieros, no município de Brasiléia, e isolando a área do resto do Brasil. Nesse contexto, observe os mosaicos de imagens orbitais, a seguir, que demonstram a dinâmica natural desse rio meandrico: Riopcre IRIS Sorcerer Fonte: Revista Epoca, 28 Mai. 2012, n° 732, p. 24 Com base nas informações relativas ao rio Acre na área destacada no segundo mosaico, é correto afirmar: a) O trecho em processo de erosão está localizado na margem brasileira, e o de deposição na margem boliviana. b) Os trechos em processo de erosão e de deposição estão localizados, especificamente, na margem brasileira e) Os trechos em processo de erosão pela dinâmica do rio encontram-se tanto na margem brasileira quanto na boliviana d) O trecho encontra-se em processo de erosão, exclusivamente, pela ação da natureza, já que a ação humana nesse tipo de erosão é nula. e) O trecho encontra-se em processo de erosão, exclusivamente, pela ação humana, devido à retirada da mata ciliar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2010)Número Original: 7Código: 7733

Primeira série - Programa novo

Hidrografia Bacias Hidrográficas Brasileiras
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O Brasil apresenta uma extensa rede hidrográfica com inúmeros rios atravessando centros urbanos. A falta de planejamento fez com que grandes áreas próximas aos cursos dos rios fossem ocupadas de forma desordenada e predatória, influenciando negativamente na dinâmica natural dos rios urbanos. Com base no exposto e na literatura sobre o assunto, identifique as afirmativas corretas: I O ro Solimões, que margeia a cidade de Manaus, sofreu no ano de 2009 a maior cheia de sua história, agravada pelo excesso de lixo urbano que diminuiu consideravelmente sua vazão. O rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo, teve nesse trecho, com a construção de importantes avenidas, sua planície fluvial totalmente descaracterizada e seu curso retilinizado. O rio Paraíba, que margeia a grande João Pessoa, apresenta, no seu baixo curso, um extenso manguezal que vem sendo ocupado intensamente, contribuindo para o assoreamento do seu leito. O rio Capibaribe, no trecho que atravessa a cidade de Recife, teve sua planície flúvio-marinha, com seus manguezais, fortemente descaracterizada pelo avanço da urbanização. O rio Amazonas, que margeia a cidade de Macapá, vem sofrendo forte impacto ambiental, devido à intensa urbanização, acarretando o assoreamento do rio e a diminuição considerável de sua vazão.



Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 5Código: 7278

Primeira série

Geomorfologia Rio de Janeiro.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

A região metropolitana do Rio de Janeiro, apresentada no mapa a seguir, está localizada sobre um relevo de grande beleza cênica, com diversos e distintos componentes da natureza que influenciam, consideravelmente, a ocupação humana. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2011 Com base no mapa e na literatura sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, é correto afirmar: a) A cidade do Rio de Janeiro tem todas as suas praias voltadas para o oceano Atlântico e seu sítio urbano está, praticamente, assentado sobre uma planície marinha, desprovida de elevações acentuadas. b) A baia da Guanabara banha grande parte dessa região, não tem contato direto com o oceano Atlântico e possui nível de poluição insignificante. c) As ilhas encontradas no interior da baia da Guanabara são desabitadas, pois são formadas por maciços rochosos sem cobertura vegetal, como o Pão de Açúcar, e têm dimensões bastante reduzidas. d) As lagunas e lagoas existentes nessa região foram construídas pelo homem para abastecimento público e recreação, o que as mantêm livre de poluição e bastante preservadas. e) A região está assentada sobre um terreno extremamente heterogêneo, constituído, dentre ontros componentes, por planícies, pontões rochosos, ilhas, morros e praias voltadas para a baia da Guanabara e para o oceano Atlântico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2010)Número Original: 4Código: 7726

Primeira série - Programa novo

Talude Continental Geomorfologia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

Observe o perfil do relevo submarino. Planicie costeira Plataforma continental Talude continental Elevação continental — Planície abissal Adaptado de: PRESS, Frank. et al.. Para entender a Terra. 4º ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 429. A recente descoberta de uma grande acumulação de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro, denominada megacampo Tupi, dá início a uma nova era na história do petróleo no Brasil, podendo colocar as reservas petrolíferas do país entre as dez maiores do mundo. Considerando essa recente descoberta e a figura apresentada, é correto afirmar que o megacampo Tupi localiza-se no (na) a) Plataforma Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta continental na camada do pré-sal. b) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade inferior a 200 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares na camada do pós-sal. c) Planície Abissal da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pré-sal. d) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pós-sal. e) Talude Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares da camada do pré-sal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2010)Número Original: 5Código: 7727

Primeira série - Programa novo

Geomorfologia Classificação de Jurandyr Ross
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O mapa ao lado representa o relevo brasileiro com seus 28 compartimentos. De acordo com esse mapa, as cidades de João Pessoa, Belo Horizonte e Teresina estão localizadas em diferentes compartimentos do relevo brasileiro. Nesse sentido, identifique a alternativa que apresenta corretamente esses compartimentos com suas respectivas atividades econômicas predominantemente desenvolvidas: pies a João Pessoa Belo Horizonte Teresina Baixos Planaltos Costeiros / cana-de-açúcar Planalto Atlântico / mineração Depressão Sertaneja / pecuária b) Planície Costeira / turismo Planaltos e Serras de Goiás- Minas / pecuária Planalto da Borborema / algodão e) Planície Costeira / turismo Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná / soja Depressão Sertaneja e do São Francisco / pecuária Planícies e Baixos Planaltos anal Anes . x Depressão Sertaneja e do São 4) Costeiros / cana-de-açúcar P to Atlântico / mineração Francisco / pecuária o) Planícies e Tabuleiros Planaltos e Serras do Atlântico | Planaltos e Chapadas da Bacia do Litorâneos / cana-de-açúcar Leste-Sudeste / mineração Parnaíba / soja (Anexo)Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?