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1(UFPB- PB - 2012)Número Original: 41Código: 7316

Primeira série

Coordenação Nervosa Humana Tecido Nervoso Células-tronco Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Questão de Vestibular - UFPB 2012
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A Biologia, com os estudos sobre células-tronco, proporciona grandes esperanças aos portadores de traumas com dano tecidual permanente. Resultados recentes, decorrentes da utilização desses tratamentos, mostram que animais com lesões nervosas apresentam sinais de recuperação. Utilizando os conhecimentos de embriologia e histologia, é correto afirmar que os resultados obtidos decorrem da capacidade das células-tronco de a) produzir substâncias que promovam a cura dos tecidos. b) aumentar a sobrevida dos neurônios. c) diferenciar-se em diversos tecidos. d) recrutar neurônios para a região lesionada. e) aumentar o número de transmissões nervosas nos tecidos não danificados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UFPB- PB - 2013)Número Original: 45Código: 6850

Terceira série

Coordenação Nervosa Humana Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2013
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Doenças degenerativas do sistema nervoso apresentam-se como um desafio para a medicina moderna. Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos na busca da cura da doença de Parkinson e do mal de Alzheimer. Para se obter um possível êxito no combate às doenças degenerativas, pode ser utilizado o seguinte tratamento: a) Estímulo elétrico nas zonas afetadas, que leva à divisão celular. b) Indução da multiplicação celular com hormônio. c) Implantação de células tronco para regenerar o sistema nervoso. d) Utilização de técnicas de Biologia Molecular para alterar o DNA do tecido afetado. e) Uso de vacinas para proteger o tecido nervoso contra as doenças degenerativas.


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     A     
     B     
     C     
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3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 53Código: 8221

Terceira série

Coordenação Nervosa Humana Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2009
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O encéfalo humano, plenamente diferenciado, é constituído pelas seguintes partes: cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, cerebelo e medula oblonga. Considere uma pessoa com lesões encefálicas que afetaram parte dos movimentos dos braços e pernas e a orientação da postura corporal. Na hipótese de que essas lesões possam ser corrigidas através de técnicas que utilizem células-tronco, essas intervenções deverão privilegiar as regiões do(a) a) medula oblonga e cerebelo. c) cérebro e hipotálamo. e) tálamo e medula oblonga. b) cerebelo e cérebro. d) hipotálamo e tálamo.


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     A     
     B     
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4(UFPB- PB - 2009)Número Original: 55Código: 8420

Primeira série

Células-tronco Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Após a fecundação, a célula-ovo inicia o processo de divisões celulares sucessivas, originando várias células iguais, que, pelo processo de diferenciação celular, irão originar os diversos tecidos do futuro organismo. Esse processo é denominado de totipotência, principal característica das células-tronco embrionárias. Considere que um gmpo de pesquisadores desenvolve estudos com células-tronco não- embrionárias e necessita utilizar células com potencial de originar diferentes tipos celulares. Para o sucesso dessa pesquisa, dentre os tipos celulares citados abaixo, o mais recomendado é o de a) células do epitélio intestinal b) células da glia c) células adiposas d) células da medula óssea vermelha e) células musculares


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     A     
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5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 54Código: 8422

Primeira série

Tecido Conjuntivo Ósseo e Cartilaginoso Tecido Epitelial de Revestimento Tecido Muscular Tecido Nervoso Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Em uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais: e Lâmina 1: Secção de tecido de cérebro humano. e Lamina 2: Secção de tecido muscular de perna de boi. * Lâmina 3: Secção de tecido cartilaginoso de tubarão. * Lâmina 4: Secção de tecido de pele humana. Após observarem ao microscópio de luz, os alunos identificaram nas laminas 1, 2, 3 e 4, respectivamente, os seguintes tipos celulares: a) Melanócitos, glidcitos, miócitos e condroblastos. b) Glúócitos, —midcitos, — condroblastos e melanócitos. c) Miócitos, condroblastos, melanócitos e gliócitos. d) Condroblastos, melanócitos, gliócitos e miócitos. e) Miócitos, glócitos, -condroblastos e melanócitos.


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