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1(UFMG- aa - 2011)Número Original: 4Código: 6388697

Segunda Etapa

Debates filosóficos sobre a construção do pensamento da corrente utilitarista no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Leia este trecho: Promovem-se com urgência pesquisas para encontrar técnicas de aumentar a capacidade de mensuração dos valores sociais. Empregaríamos melhor um pouco desse esforço se tentássemos aprender — ou reaprender. talvez — a pensar com inteligência sobre a incomensurabilidade dos valores que não são mensuráveis. WILLIAMS, Bemard. Moral: uma introdução à ética. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 150. Com base na leitura desse trecho e considerando outros elementos presentes no texto, EXPLIQUE o tipo de distorção que pode resultar do pressuposto utilitarista de que todo valor pode, em última instância, ser medido e comparado, a fim de entrar em um cálculo de consequências a ser realizado pelo agente — individual ou coletivo —, no momento da ação.


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2(UFMG- aa - 2011)Número Original: 2Código: 6388700

Segunda Etapa

Utilitarismo e felicidade segundo o pensamento filosófico de Stuart Mill no século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Leia estes dois trechos: TRECHO 1 Em todas as épocas do pensamento. um dos mais fortes obstáculos à aceitação da Utilidade ou da Felicidade como critério do certo e do errado tem sido extraído da idéia de justiça. MILL, John Stuart. O Utilitarismo. Tradução de Alexandre Braga Masselia. ‘So Paulo: lluminuras, 2000. Cap. V, p. 69. TRECHO 2 A justiça segue sendo o nome adequado para certas utilidades sociais que são muito mais importantes e, portanto. mais absolutas e imperativas do que quaisquer outras consideradas como classe (embora não mais do que outras possam sê-lo em casos particulares). Elas devem. por isso, ser protegidas. como de fato naturalmente o são, por um sentimento diferente não só em grau mas em qualidade, distinto, tanto pela natureza mais definida de seus ditames como pelo caráter mais severo de suas sanções, do sentimento mais moderado que se liga à simples idéia de promover o prazer ou a conveniência dos homens. Ibidem, p. 94. Com base na leitura desses dois trechos e considerando outros elementos presentes no capítulo citado da obra de Mill, RESPONDA: A) Qual é o obstáculo ao princípio de utilidade que, segundo o autor, tem sido extraído da idéia de justiça? B) Qual é o argumento utilizado pelo autor para enfrentar esse obstáculo e demonstrar que não há incompatibilidade entre as regras da justiça e o princípio da maior felicidade?


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3(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388838

Segunda Etapa

Utilitarismo
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Leia este trecho: Se Ele [Deus] o proibisse, por exemplo, de calçar a meia esquerda antes da direita, e o punisse por não agir assim, seria desaconselhável fazê-lo, mas não seria errado. NAGEL, Thomas. Certo e errado. Uma breve introdução à filosofia. Tradução de Silvana Vieira. Editora Martins Fontes: São Paulo, 2001. p. 67. Um dos argumentos que Nagel apresenta contra a fundamentação religiosa da moral apoia-se nesse trecho. Com base na leitura desse trecho e considerando outras informações presentes na obra em referência, REDIJA um texto, expondo esse argumento e explicando como esse trecho o apoia.


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4(UFMG - 2008)Número Original: 6Código: 6347253

Segunda Etapa

Utilitarismo
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Leia este trecho: “Certa vez, segui um rastro de açúcar no chão de um supermercado, empurrando meu carrinho de um lado para o outro de uma estante, procurando o comprador com o saco de açúcar rasgado para Ihe dizer que ele estava fazendo uma bagunça. A cada volta em tomo da estante, o rastro ficava mais grosso. Parecia, no entanto, impossível pegá-lo. Finalmente, percebi que eu era o comprador que estava tentando alcançar. No início, acreditei que o comprador com o saco de açúcar rasgado estava fazendo uma bagunça. E estava certo. Eu não acreditava, no entanto, que eu estava fazendo uma bagunça. Isso parece ser algo em que passei a acreditar. Quando passei a acreditar nisto, parei de seguir o rastro em tomo da estante e mudei a posição do saco rasgado no meu carrinho.” PERRY, John. The Problem of the Essential Indexical. The Problem of the Essential Indexical and Other Essays. Stanforé: CSL! Publications, 2000. p. 27. Com base na leitura desse trecho, A) IDENTIFIQUE e CARACTERIZE as duas crenças do comprador no supermercado. B) EXPLIQUE a diferença entre essas duas crenças, relacionando-as ao comportamento do comprador.


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5(UFMG - 2007)Número Original: 5Código: 6347070

Segunda Etapa

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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Leia este trecho: “[Há] três fontes de que o nosso sofrimento provém: o poder superior da natureza, a fragilidade de nossos próprios corpos e a inadequação das regras que procuram ajustar relacionamentos mútuos dos seres humanos na família, no Estado e na sociedade. Quanto às duas primeiras fontes, nosso julgamento não pode hesitar muito. Ele nos força a reconhecer essas fontes de sofrimento e a nos submeter ao inevitável [...] Esse reconhecimento não possui um efeito paralisador. Pelo contrário, aponta a direção para a nossa atividade. Se não podemos afastar todo o sofrimento, podemos afastar um pouco dele e mitigar outro tanto [...] Quanto à terceira fonte, a fonte social de sofrimento, nossa atitude é diferente. Não a admitimos de modo algum: não podemos perceber por que os regulamentos estabelecidos por nós mesmos não representam, ao contrário, proteção e benefício para cada um denós.” FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização e outros trabalhos. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XXI. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1974. p.105. Com base na leitura desse trecho e considerando outras informações presentes na obra citada, REDIJA um texto, justificando a idéia, defendida por Freud, de que a cultura não torna os seres humanos felizes.


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