Busca de Exercícios - UFMG - Morfologia - Pronomes Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Morfologia
  • Pronomes
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388754

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Morfologia Pronomes

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Leia estes trechos: TRECHO 1 Colombo sabe perfeitamente que as ilhas já têm nome, de uma certa forma, nomes naturais (mas em outra acepção do termo): as palavras dos outros, entretanto, não lhe interessam muito, e ele quer rebatizar os lugares em função do lugar que ocupam em sua descoberta, dar-lhes nomes justos; a nomeação, além disso, equivale a tomar posse TODOROV, Tzevetan. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 27. TRECHO 2 [...] ca quarta-feira seguinte. pela manhã. topamos aves a que chamam fura-buchos e neste dia. a horas de véspera. houvemos vista de terra, a saber: primeiramente dum grande monte mui alto e redondo, e de outras serras mais baixas ao sul dele, e de terra cha com grandes arvoredos; ao qual monte alto o Capitão pôs nome o Monte Pascoal, e à terra a Terra da Vera Cruz. CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao Rei Dom Manuel. Belo Horizonte: Crisálida, 2002. p. 17. EXPLICITE, comparando os dois trechos, a relação existente entre os atos de nomear e tomar posse.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347292

Segunda Etapa

Morfologia Pronomes

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Leia esta canção: Quando o Rei era menino “Já tinha espada na mão “e a bandeira do Divino com o signo-de-salomão. “Mas Deus marcou seu destino: de passar por traição. Doze guerreiros somaram “pra servirem suas leis — ganharam prendas de ouro “usaram nomes de reis. Sete deles mais valiam: dos doze eram um mais seis. Mas um dia, veio a Morte vestida de Embaixador: chegou da banda do norte e com toque de tambor: Disse ao Rei: — A tua sorte “pode mais que o teu valor? — Essa caveira que eu vi não possui nenhum poder! — Grande Rei, nenhum de nós escutou tambor bater. “Mas é só baixar as ordens que havemos de obedecer. — Meus soldados, minha gente, esperem por mim aqui. Vou à Lapa de Belém pra saber que foi que ouvi. E qual a sorte que é minha Desde a hora em que eu nasci... — Não convém, oh Grande Rei, “juntar a noite com o dia... — Não pedi vosso conselho “peço a vossa companhia! ‘Meus sete bons cavaleiros flor da minha fidalguia. Um falou pra os outros seis E os sete com um pensamento: — Asina do Rei é a morte, temos de tomar assento. Beijaram suas sete espadas, produziram juramento. A viagem foi de noite “por ser tempo de luar: Os sete nada diziam porque o Rei iam matar. Mas o Rei estava alegre e começou a cantar. — Escuta, Rei favoroso, nosso humilde parecer: GUIMARÃES ROSA, João. O recado do morro Rio de “Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p 108-110. Aúltima estrofe dessa canção não é totalmente transcrita no livro e o leitor fica sabendo dela apenas os dois. primeiros versos. A suspensão da canção associa-se à saída de Pedro Orésio da sala em que Laudelim a estava cantando. REDIJA um texto, explicando por que esse recurso é importante para a manutenção do suspense na narrativa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG- aa - 2011)Número Original: 3Código: 6388684

Segunda Etapa

Morfologia Ortografia e Lexicologia

Questão de Vestibular - UFMG 2011
Exibir texto da questão

Leia estes trechos: TRECHO 1 O Desertor enfim cansado chega À presença do Tio formidável. E a teimosa Ignorância. que se aferra, E que afirma, somente porque afirma, O coração de novo lhe endurece. A sofrer o trabalho dos estudos O Tio o anima. roga. e ameaça. Mas o Herói inflexível só responde, Que não há de mudar do seu projeto. ALVARENGA, Manuel Inácio da Silva. O desertor: poema herói-cômico. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 127. TRECHO 2 - Bom. já vejo que estás adiantado na moral do século: julgas-te. porém. preparado para entrar e aparecer na política”... — Estou a par de todos os conhecimentos humanos: cheguei há um mês de Paris. — Melhor ainda: tens as duas principais qualidades que são indispensáveis ao homem que quer subir: és impostor e atrevido. — Obrigado. meu tio. — Mas cumpre que estudes ainda. — Convenho: estou pronto a voltar para França. — Não: não é lá que deves estudar agora. — Então onde”... — Em um grande livro. — Qual?... —No livro da tua terra. MACEDO, Joaquim Manuel de. A carteira de meu tio. 2.ed. Porto Alegre:L&PM, 2010. p. 19. Considerando a relação que mantêm com os respectivos tios, COMPARE os protagonistas desses trechos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG - 2009)Número Original: 43Código: 6347377

Primeira Etapa

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Com base na leitura dos textos 1 e 2, é CORRETO afirmar que, em ambos, os autores A) abordam aspectos positivos e negativos da Internet. B) apresentam as mesmas críticas em relação à Internet. C) sustentam seu ponto de vista com exemplos veiculados na rede. D) tratam da sofisticação que a Internet alcançou na atualidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG - 2008)Número Original: 44Código: 6347217

Primeira Etapa

Morfologia Sintaxe


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

“Há quem diga que as montanhas criam uma propensão ao ensimesmamento... (linhas 24-25) Identifique a função do termo destacado nesse fragmento. Agora, assinale a alternativa em que o termo destacado exerce, na frase transcrita do texto, a mesma função. A) ...areação é uma pálida [...] concordância. que não vai além de um balançar de cabeça. B) Acho folclórica a imagem de desconfiado, usurário e sonegador que o Brasil tem de nós. C) Consta que herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados... D) Tão constrangida que parece esboçada apenas para não me desapontar...


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.