Perimetral
O viaduto da Perimetral liga o bairro do Caju
até a região da Praça XV, no Centro do Rio de
Janeiro. A obra foi iniciada no final dos anos
1950, no governo do prefeito Negrão de Lima.
O trânsito de veículos na cidade aumentava a
cada dia, e a construção do elevado aliviaria as
ruas do Centro. É uma das mais importantes
vias da cidade, permitindo o acesso à avenida
Brasil, à ponte Rio-Niterói e ao aeroporto Santos
Dumont. Estima-se que mais de 40 mil veículos
passem pela Perimetral todos os dias.
Adaptado de www historiadorio.com br.
Os textos referem-se a duas transformações na cidade do Rio de Janeiro nos últimos sessenta anos:
a construção do viaduto da Perimetral, na década de 1950, e, na atualidade, sua demolição parcial,
prevista nas obras do projeto Porto Maravilha.
Porto Maravilha
Porto Maravilha é um projeto da Prefeitura
do Rio de Janeiro, com apoio dos governos
estadual e federal. As obras da primeira fase
incluem a construção de novas redes de água,
esgoto e drenagem nas avenidas Barão de Tefé
e Venezuela, além da urbanização do Morro da
Conceição e da restauração do Jardim Suspenso
do Valongo. Outras mudanças programadas:
demolição parcial do viaduto da Perimetral,
transformação da avenida Rodrigues Alves
em via expressa, criação de uma nova rota,
chamada provisoriamente de Binário do Porto,
e reurbanização de 70 km de vias
Adaptado de portomaravilha.com br.
Esses dois momentos evidenciam a seguinte mudança nas políticas de planejamento urbano:
(A) interação entre ocupação fabril e modernização dos serviços
(B) integração entre equilíbrio ambiental e ampliação dos espaços públicos
(C] compatibilização entre controle da poluição e redução das estruturas viárias
(D] equiparação entre desenvolvimento do setor de serviços e expansão das áreas de lazer