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Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido aos valores cristãos,
tornou-se humanizado. O pintor holandês Albert Eckhout representou essa ruptura
conceitual na sua obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os índios
“aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família, andavam vestidos (foram
“domesticados"), estavam acessíveis ao trabalho cotidiano, enquanto os índios
“bravos” (bárbaros) eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos
esquartejados como alimentação, e guerreavam os colonizadores.
Adaptado de OLIVEIRA, . P. e FREIRE, C. A presença indigena na formação do Brasil
Brasilia: MEC LACED/Museu Nacional, 2006.
Os retratos de indígenas acima revelam algumas das intenções por parte dos agentes da
colonização, como a Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na América
Portuguesa no século XVII
Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo econômico dos colonizadores que
explique a forma pela qual os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma de
resistência indígena à colonização que justifique a representação atribuída aos Tapuias.