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Busca de Exercícios - UEPA - Realismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


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2(UEPA- PA - 2010)Número Original: 12Código: 6004230

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Leia os comentários abaixo sobre os contos No Moinho, de Eça de Queirós, O Rebelde, de Inglês e Sousa e a peça teatral Fr. Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Analise-os e assinale aqueles que contêm somente afirmações corretas. O Os realistas-naturalistas que viveram em uma época de forte expansão da racionalidade científica, produziram, as vezes, personagens idealizados, como Paulo da Rocha, de O Rebelde, contrariando o que a observação racional do comportamento humano revela, a saber, que não há ninguém absolutamente perfeito. O D. Maria da Piedade, do conto No Moinho, é uma personagem adequada à racionalidade correspondente ao avanço tecnológico de fins do século XIX, de vez que suas avaliações da realidade são coerentes, como à que faz do praticante da botica, seu amante. O As opiniões das personagens de Fr. Luís de Sousa são fundadas em dados racionais, como a de Telmo Pais que garante o retorno de D. João de Portugal com base na carta em que ele afirma voltar um dia “vivo ou morto”. O D. Maria de Noronha é a única personagem de Fr. Luís de Sousa que se recusa a analisar a realidade a partir de fundamentos religiosos. O Os romances escritos por Adrião, no conto No Moinho, ajudam D. Maria da Piedade a ter uma visão dos fatos alicerçada naquele tipo de razão que fundamenta o conhecimento tecnológico.


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3(UEPA- PA - 2012)Número Original: 8Código: 5999811

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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O problema de Isaura sempre enseja situações de violência simbólica. Leia o trecho abaixo em que se evidencia uma cena relativa a uma dessas situações e, a seguir, assinale o comentário correto sobre ele. - Podem-se retirar, - disse Martinho ao oficial de justiça e aos guardas, que se achavam postados do lado de fora da porta. - Sua presença não é mais necessária aqui. - Não há dúvida! - continuou ele consigo JEsta escrava é uma mina que me parece não estar ainda esgotada. (GUIMARÃES: p.100) O Foi extraído de um episódio da época em que Isaura vivia na fazenda do pai de Leôncio e contém a intervenção de Martinho, o irmão de Malvina, protegendo-a e elogiando sua beleza. O Pertence época em que Isaura, já foragida, é reconhecida em uma recepção social por Martinho e revela sua intenção em tirar proveito do fato. a é O Pertence à época em que Isaura conhece Álvaro e concerne ao momento em que Martinho, seu advogado, impede que a capturem. O Foi extraído do episódio em que Martinho, o pai de Isaura, impede que a capturem, usando o dinheiro que acumulara para pagar-lhe a alforria. O situa-se no trecho do romance em que Martinho, arrependido da violência de ter denunciado Isaura, despacha os oficiais de justiça e os guardas, impedindo sua captura.


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4(UEPA- PA - 2013)Número Original: 8Código: 5983504

Terceira Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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Há muitas reflexões irônicas e divertidas nas páginas de A Viagem do Elefante sobre crenças, valores e conceitos. Leia as frases a seguir e assinale o comentário verdadeiro sobre elas. O Entre os diversos conflitos de crenças ironizados em A Viagem do Elefante, merecem destaque os episódios de divergências entre católicos e espiritas. O O conflito que não chegou às últimas consequências, derivado da crença de que as nações devem se impor umas às outras, decorreu do fato de o comandante português ter recebido ordens para não deixar a escolta austríaca conduzir o elefante, sozinha, da fronteira portuguesa até Madri. O A tendência humana de impor os valores de sua cultura sobre a dos demais tem um momento muito divertido quando o arquiduque austríaco resolve rebatizar o nome do elefante de Solimão para Fritz. O © uso hipócrita que a Igreja Católica faz da crença popular de que existem milagres é ironizado amplamente quando, a pedido de alguns frades italianos, Subhro resolve vender pelos do elefante aos quais são atribuídos poderes curativos. O No episódio do Cura, mais uma vez nos deparamos com o modo oportunista de a Igreja romana se aproveitar da ingenuidade dos homens simples, pois, para desfazer a crença de que o elefante é um deus, o padre resolve excomungá-lo.


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5(UEPA- PA - 2015)Número Original: 14Código: 5982465

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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Leia o excerto abaixo para responder à questão Senhor Antão de Sousa de Meneses, Quem sobe a alto lugar, que não merece, Homem sobe, asno vai, burro parece, Que o subir é desgraça muitas vezes. A fortunilha autora de entremezes Transpõe em burro o Herói, que indigno cresce Desanda a roda, e logo o homem desce, Que é discreta a fortuna em seus reveses. .. Marque a única alternativa correta sobre o excerto acima, retirado de um poema de Gregório de Matos Guerra. O A imagem do asno representa a esperteza dos que enriquecem rapidamente. O A antítese entre salvação e condenação está representada nos verbos “subir” e “descer”. O segundo o excerto, o homem passa a asno e de herói a burro quando carrega no caráter os bons costumes morais. O O fragmento mostra o enriquecimento fácil que em breve se transforma em ruína. OA imagem da roda mostra que o enriquecimento, mesmo sem mérito, significa estabilidade definiti


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