Leia o texto a seguir.
Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca. É figura
dupla da história. Na frente, Cronos, o deus alado. É um ancião com a fronte cingida; a mão esquerda segura
um imenso livro do qual a direita tenta arrancar uma folha. Atrás, e em desaprumo, a própria história. O olhar
é sério e perscrutador; um pé derruba uma cornucópia de onde escorre uma chuva de ouro e prata, sinal de
instabilidade; a mão esquerda detém o gesto do deus, enquanto a direita exibe os instrumentos da história: o
livro, o tinteiro e o estilo.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 67.
Segundo a mitologia grega, Clio, a musa da história, é filha de Zeus e de Mnemósine, a memória.
Sobre memória e história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
(| ) A memória é a recordação das coisas que ficaram no passado, desvinculada do presente e da experiência
histórica.
( ) A história é a forma de conhecimento que investiga aquilo que os seres humanos construíram no tempo e
no espaço; neste sentido, ela é materialista.
(| ) A memória é mais verdadeira que a história, porque se relaciona com a experiência vivida pelo indivíduo, e
a experiência é mais fidedigna que a representação.
( ) A memória coletiva é aquela que, compartilhada por um grupo, substitui a história devido ao conceito de
experiência.
( ) A história utiliza-se dos veículos de memória para garantir a objetividade necessária a toda forma de co-
nhecimento.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F, V. b) V, V, V, F, F. c) F, V, F, F, V. d) F, F, V, V, F. e) F,F,F.V.V.