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Busca de Exercícios - UEL - Biologia - Simplificação de função exponencial complexa de expoente n a partir de transformações conhecidas .f Aprenda a usar!

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1(UEL - 2015)Número Original: 1Código: 9375832

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características gerais do ciclo de vida dos cnidários .f Uso de figuras (Biologia).t Consequências do estresse ambiental no ciclo de vida de um hidrozoário .f Características gerais da reprodução das briófitas .f Comparação de características (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2015
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Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como “água- “viva imortal”. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um biólogo marinho alemão. Sommer manteve espécimes de Turritopsis dohrnii no laboratório e, após vários dias, notou que os animais estavam se comportando de uma maneira muito peculiar... eles se “recusavam” a morrer. Aparentemente, eles estavam revertendo o envelhecimento e rejuve- nescendo progressivamente, até alcançarem seu estágio inicial de desenvolvimento, ponto em que novamente iniciavam seu ciclo de vida. Em 1996, os cientistas de- screveram como a espécie pode se transformar novamente em um pólipo a partir da fase de medusa. Um dos cientistas comparou a água-viva a uma borboleta que pudesse novamente se tornar uma lagarta. Hoje sabemos que o rejuvenescimento de Turritopsis dohrnii é desencadeado por estresse ambiental ou agressão física. Essas descobertas apareceram para desbancar a lei mais fundamental da natureza — “você nasce e então você morre”. (Adaptado de: . Acesso em: 18 jun. 2014.) (Adaptado de: RICH, N. Can a Jellyfish Unlock the Secret of Immortality? The New York Times. nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) O esquema ao lado ilustra o ciclo de vida de uma água-viva. a) Utilizando as letras do esquema, determine as etapas que podem se reverter em situações de estresse ambiental durante a vida de um indivíduo de Turritopsis dohrnii e justifique usando as informações do texto. b) Embora, entre os animais, o ciclo de vida ilustrado ocorra apenas no filo Cnidaria, entre os vegetais, como os musgos (Bryophyta), um tipo de ciclo de vida semelhante a este é comum. Entre os cnidários e os musgos, existem diferenças marcantes em relação ao teor cromossômico das células em cada fase dos ciclos e, também, em relação ao tipo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Explique essas diferenças.


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2(UEL - 2020)Número Original: 3Código: 9473108

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências da retirada do Anel de Malpighi para as plantas .f Características do fluxo em massa de solutos no vegetais .f Características das funções dos tecidos vegetais .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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As figuras a seguir ilustram a prática conhecida como Anel de Malpighi. B C Essa pratica consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma arvore. Em A, está representado o movimento da condução de seiva, em B, o caule principal da planta após a retirada do anele, em C, o aspecto apresentado pelo caule principal após algumas semanas. Com base nas figuras, responda aos itens a seguir. a) Qual a função dos tecidos representados pelos números 1 e 2 em A? Em C, o que ocorrerá com a planta após algum tempo e por quê? b) O anel de Malpighi interfere no fluxo em massa de solutos. Como ocorre esse fluxo em massa?


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3(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473119

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características do sistema respiratório dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Com base na observação das figuras e das estruturas indicadas, responda aos itens a seguir. a) É possível afirmar que I) os animais A e B apresentam asas com estruturas homólogas. II) os animais A e C apresentam asas com estruturas homólogas. Explique se as afirmativas estão corretas ou não e justifique sua resposta com base no conceito de homo- logia e analogia. b) Os animais representados em C e D apresentam uma intensa atividade muscular para voar, requerendo alto consumo de oxigênio. Qual é o nome do sistema respiratório desses animais e qual sua eficiência para a demanda de oxigênio para 0 voo?


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4(UEL - 2019)Número Original: 2Código: 9457742

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Características adaptativas que permitiram o domínio das angiospermas .f Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Com base no cladograma, responda aos itens a seguir. a) Os números no cladograma representam o surgimento de características adaptativas, nos grupos vegetais, ao longo do processo evolutivo. Cite as características representadas pelos números 1 e 2. b) Cite as duas características adaptativas representadas pelo número 3 e explique como o desenvolvimento dessas características permitiu o predomínio de espécies de angiospermas ao redor do mundo.


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5(UEL - 2016)Número Original: 3Código: 9436319

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Identificação de vertebrados por meio do sistema circulatório .f Vantagens da circulação sanguínea dupla completa .f Identificação de órgãos presentes no sistema circulatório de vertebrados .f
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Questão de Vestibular - UEL 2016
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Além do transporte de gases, a circulação sanguínea transporta outros solutos, calor e nutrientes. Cada classe de vertebrados tem um tipo muito uniforme de circulação, mas as diferenças entre as classes são substanciais, principalmente quando se comparam os vertebrados aquáticos com os terrestres. As figuras a seguir representam dois tipos de circulação sanguínea observados em vertebrados. A letra V representa os ventrículos e a letra A representa os átrios. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. Organismo X Organismo Y Capilares que irrigam órgãos e tecidos corporais (Adaptado de: . Acesso em: 31 jul. 2015.) Com base na figura e nos conhecimentos sobre circulação sanguínea, responda aos itens a seguir. a) Que órgãos são representados pelos números 1 e 2? Cite uma classe animal a qual pode pertencer o organismo X e outra à qual pode pertencer o organismo Y. b) Que vantagens apresenta a circulação dupla completa, no organismo Y, em relação à circulação encontrada no organismo X?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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