Busca de Exercícios - UEG - Teorias sociológicas sobre a passagem da sociedade feudal para a capitalista nas obras do século XIX .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Teorias sociológicas sobre a passagem da sociedade feudal para a capitalista nas obras do século XIX .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEG - 2021)Número Original: 52Código: 11760140

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões com causas ou consequências (sociologia) Teorias sociológicas sobre a passagem da sociedade feudal para a capitalista nas obras do século XIX .f

Questão de Vestibular - UEG 2021
Exibir texto da questão

Um dos aspectos importantes na constituição da Sociologia enquanto ciência no século XIX foi o debate acerca das transformações pelas quais a sociedade estava passando naquele período. Com isso, autores considerados clássicos desta ciência, Karl Marx (1818-1883), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920), desenvolveram distintas concepções acerca da passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Desse modo, verifica-se o seguinte: a) b) d) Para Karl Marx, a sociedade passa de um modelo baseado na solidariedade mecânica — pautado pela similaridade de funções — para um modelo baseado na solidariedade orgânica — em que a sociedade é como um organismo em que cada órgão possui uma função específica. A transformação social expressa, para Émile Durkheim, a tomada do poder da burguesia em relação à nobreza, em um processo de conflitos sociais que envolveu a importante atuação da nascente classe proletária. Max Weber considera que, na sociedade capitalista, em detrimento da sociedade feudal, os papéis sociais de cada indivíduo são diferentes entre si, estabelecendo uma interdependência mútua que tem como consequência a coesão social. Émile Durkheim considera que a reforma protestante é um elemento importante para a compreensão da passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, enfatizando a assimilação do “espírito do capitalismo” pelos valores da religião reformada. Karl Marx considera que a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista envolveu um processo de revolução social, em que a burguesia se consolidou como nova classe dominante em detrimento da nobreza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.