Busca de Exercícios - UEG - Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEG - 2022)Número Original: 52Código: 11760208

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f Mundo.b

Questão de Vestibular - UEG 2022
Exibir texto da questão

Karl Marx compreende o capitalismo como um modo de produção fundamentado na extração de mais-valia oriunda da exploração do trabalho do proletariado pela burguesia. Contemporaneamente, o capitalismo assume uma forma específica de organização do trabalho que é muito bem retratada no filme Eu, Daniel Blake (Ken Loach, 2016). Este filme apresenta como personagem principal um trabalhador em busca da sobrevivência em meio às relações de trabalho na sociedade contemporânea. No filme, Daniel sofre um ataque cardíaco que o impossibilita de trabalhar e, ao mesmo tempo, ele encontra enorme dificuldade em conseguir benefícios do governo devido à burocracia. Na contemporaneidade, tal como retratado no filme citado, o capitalismo apresenta as seguintes características: a) Estado liberal: democracia censitária; e extração de mais-valia absoluta por meio da extensão da jornada diária de trabalho até 16 horas, trabalho infantil e feminino. b) Estado liberal-democrático: democracia representativa; e taylorismo: redução da jornada de trabalho e aumento da produtividade por meio da extração de mais-valia relativa. c) Estado integracionista: integração dos trabalhadores ao consumo; e fordismo: produção em larga escala, extração de mais-valia absoluta nos países de capitalismo dominante e relativa nos países subordinados. d) Estado neoliberal: privatização de educação, saúde e segurança pública; e toyotismo: produção por lotes, extração de mais-valia absoluta e relativa, subemprego e desemprego estrutural. e) Estado de Bem-Estar Social: pleno emprego, assistência social; e fordismo: extração de mais-valia absoluta por meio da organização científica do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.