Atente para a seguinte passagem, que trata do
alvorecer da filosofia: “A derrocada do sistema
micênico ultrapassa, largamente, em suas
consequências, o domínio da história política e social.
Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu
universo espiritual, transforma algumas de suas
atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa
certa forma de vida social, num tipo de reflexão que
definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua
superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei
cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite,
no recesso de seu palácio, a vida política grega
pretende ser o objeto de um debate público, em plena
luz do Sol, na Agora, da parte de cidadaos definidos
como iguais e de quem o Estado é a questão comum;
no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais
reais e a mitos de soberania, um pensamento novo
procura estabelecer a ordem do mundo em relações
de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os
diversos elementos que compõem o cosmos”.
VERNANT, J.-P. As
origens do pensamento grego. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que
A) a filosofia decorre fundamentalmente de um
longo processo de evolução dos mitos antigos,
não havendo relação direta entre seu
desenvolvimento e o processo social e político
dos povos que deram origem a civilização grega.
B) o poder despótico, característico dos povos da
antiguidade, consolidou de forma gradual e
constante o surgimento de movimentos sociais
de contestação na Grécia antiga, o que foi
fundamental para o surgimento da razao
filosófica, no período clássico.
C) a mudança de pensamento do povo grego e a
originalidade de sua reflexão sobre o cosmo se
relacionam as transformações da vida política
grega, na qual o debate público por parte de
cidadãos iguais substituiu a onipotência do poder
real ancorada em mitos de soberania.
D) não há diferenças significativas entre os sistema
de organização social dos povos que viveram na
Grécia micênica e os processos sociais que
vigoraram nos períodos subsequentes, seja no
período homérico, seja nos períodos arcaico e
período clássico.