Busca de Exercícios - UECE - Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2020)Número Original: 20Código: 11427852

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Considerando a filosofia política contratualista de Jean Jacques Rousseau, observe a seguinte passagem de sua obra: “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer “isto é meu" e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras assassínios misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas, tivesse gritado aos semelhantes: “Defendei-vos de ouvir esse impostor”. Rousseau, J fundamentos da di Discurso sobre a origem e os ualdade entre os homens. São Paulo. Abril Cultural, 1978. P.259. A filosofia política de Rousseau A) seguiu a tradição contratualista de Locke e Hobbes, contudo sua ideia de pacto fundamentou-se na noção de vontade geral, ponto de partida para a cidadania, construída com base nas vontades particulares. B) fundamentou-se na visão absolutista de pacto originária do pensamento de Thomas Hobbes, na qual uma sociedade livre só seria possível se comandada de forma despótica. C) foi fortemente influenciada pelas concepções anarquistas do filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon, crítico severo da propriedade privada. D) tinha, a exemplo de John Locke, uma concepção positiva da propriedade como elemento fundamental na consolidação do pacto social e da opinião geral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.