Leia atentamente o trecho a seguir, que é um
fragmento do pensamento de Francis Bacon a
respeito do pr de conhecimento e da relação
entre conhecimento contemplativo e conhecimento
prático:
“Efetivamente construímos no intelecto humano um
modelo verdadeiro do mundo, tal qual foi descoberto
e não segundo o capricho da razão de fulano ou
beltrano. Porém, isso não é possível levar a efeito,
sem uma prévia e diligentissima dissecção e anatomia
do mundo. Por isso, decidimos correr com todas essas
imagens ineptas e simiescas que a fantasia humana
infundiu nos vários sistemas filosóficos. Saibam os
homens como já antes dissemos a imensa distância
que separa os ídolos da mente humana das ideias da
mente divina. Aqueles, de fato, nada mais são que
abstrações arbitrárias; estas, ao contrário, são as
verdadeiras marcas do Criador sobre as criaturas,
gravadas é determinadas sobre a matéria, através de
linhas exatas e delicadas. Por conseguinte, as coisas
em si mesmas, neste gênero, são verdade e utilidade,
e as obras devem ser estimadas mais como garantia
da verdade que pelas comodidades que propiciam à
vida humana”.
BACON, Francis. Novum
Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da
Interpretação da Natureza. Domínio público
(http://br.egroups.com/group/acropolis/)
Levando em consideração o trecho acima e o
pensamento de Francis Bacon, é correto afirmar que
A) a concepção baconiana de mundo está ligada à
corrente racionalista que associa a ideia divina
revelada ao processo de descoberta da verdade.
B) Bacon defendia um modo de pensar mais atento
às coisas, imune aos ídolos construídos pela
mente humana quando destituída de um método
de abordagem do real.
C) Francis Bacon defendia um empirismo de caráter
essencialmente contemplativo com submissão
parcial da experiência ao pensar especulativo.
D) a filosofia de Francis Bacon reafirmou a
importância da metafísica aristotélica como ponto
máximo do conhecimento puramente
contemplador da verdade.