Busca de Exercícios - UECE - Fundamentos teóricos do conceito de mais-valia no pensamento sociológico de Marx .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fundamentos teóricos do conceito de mais-valia no pensamento sociológico de Marx .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2020)Número Original: 70Código: 7859018

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de mais-valia no pensamento sociológico de Marx .f

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud SELL, 2015) o lucro do capitalista se origina da produção de Mais-Valia na exploração do seu trabalhador. Em síntese, a Mais-Valia é o tempo de trabalho não pago pelo capitalista ao trabalhador que executa horas a mais sem receber por esse tempo gasto. É o trabalho excedente não pago. Vamos imaginar que em uma jornada diária de oito (8) horas, o trabalhador receba o equivalente ao seu salário ao final do mês nas duas (2) primeiras horas deste dia. Assim, o restante das 6 horas que passa trabalhando equivale às horas a mais (a Mais-Valia) não pagas pelo patrão. E para Marx, existem dois tipos de Mais-Valia no sistema capitalista: a Mais- Valia Absoluta, que é aquela obtida pelo aumento da jornada de trabalho, sem reajuste real dos ganhos do trabalhador; e a Mais-Valia Relativa, obtida pelo aumento da produtividade do trabalhador através do uso de maquinários e tecnologias sem o acréscimo das horas de trabalho. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 72 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015. Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que A) os trabalhadores autônomos e os pequenos comerciantes vendedores do varejo, na sociedade brasileira, produzem Mais-Valia Relativa com o uso das máquinas de cartão de crédito, que lhes aumentam as vendas dos produtos. B) os trabalhadores das indústrias têxteis, no Brasil, combatem a produção da Mais-Valia de seus patrões quando passam a vender as peças de vestuário que produzem nas feiras populares e em bazares comunitários. C) o uso de novas tecnologias de informática nas 6 horas, em média, de jornada de trabalho dos operadores de telemarketing, no Brasil, diminuem consideravelmente a Mais-Valia Relativa dos empresários do setor. D) os entregadores de comida em bicicletas, prestadores de serviço por aplicativos, que trabalham, em média, de 10 a 12 horas/dia e, por vezes, sete dias na semana, são produtores de Mais-Valia Absoluta para as empresas a que prestam esse serviço.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.