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1(UEA - 2016)Número Original: 20Código: 7821793

Macro - Conhecimentos Gerais

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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O fim da guerra em 1945 coincidiu com a volta ao regime democrático, que vigorou até 1964. Foi um perío- do de grandes mobilizações populares, com o retorno de Vargas ao poder, o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, a renúncia de Jânio Quadros e o governo reformista de João Goulart, que culminou no golpe de 1964. (Emília Viotti da Costa. Brasil: história, textos e contextos, 2015.) A autora faz um breve resumo da história do Brasil no período que se estende de 1945 a 1964, em que se distinguem, sobretudo, A) os fatores de estabilidade política e social. B) as causas do atraso da economia brasileira. (A) (B) (C) as ausências de propostas governamentais. (D) os projetos de modernização econômica e social. (E) E) as fraudes nas eleições para presidente da República.


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2(UEA - 2023)Número Original: 15Código: 14096385

SIS - Segunda Série - Triênio 2024 a 2026

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEA 2023
Questão de Vestibular - UEA 2023

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3(UEA - 2023)Número Original: 20Código: 14091314

SIS - Primeira Série - Triênio 2024 a 2026

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEA 2023
Questão de Vestibular - UEA 2023

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4(UEA - 2016)Número Original: 10Código: 7841341

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Para as disputas pela terra acirradas nas regiões Sul e Nordeste do país, o governo encontrou como solução o encaminhamento de famílias sem terra para a Amazô- nia. Isso ao longo dos ultimos quarenta anos, ao mesmo tempo em que para ali se dirigiam os interesses das elites nacionais e de capital estrangeiro. (Edna Castro. “Políticas de Estado e atores sociais na Amazônia contemporânea” In: Willi Bolle et al. (orgs.). Amazônia, 2010.) De acordo com a autora, a Amazônia cumpriu papéis na história recente do Brasil, que podem ser definidos como (A) socializantes, distribuindo-se terras de igual valor eco- nômico entre migrantes oriundos de várias regiões do pais. (B) contraditórios, aproximando-se nas mesmas frontei- ras pequenas propriedades familiares e grandes em- presas favorecidas por incentivos fiscais. (C) liberalizantes, constatando-se a ausência do Estado brasileiro nos projetos de colonização da região. (D) pacificadores, criando-se condições de convivência harmônica de interesses sociais diversos nas regiões de fronteira. (E) sustentáveis, considerando-se a preocupação das po- líticas estatais com a preservação da floresta original.


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5(UEA - 2016)Número Original: 16Código: 7830928

SIS - Segunda Série

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Tendo a importação de escravos cessado desde 1850 e garantindo-se a libertação dos filhos dos escravos pela “Lei do Ventre Livre”, aprovada em 1871, torna-se óbvio que outras fontes de mão de obra teriam que ser encon- tradas. Além disso, na massa de escravos a proporção dos já nascidos no Brasil, falando português, é cada vez maior, o que torna mais difícil mantê-los em submissão. (Paul Singer. “Interpretação do Brasil: uma experiência histórica de desenvolvimento”. /n: O Brasil republicano, vol. 4, 1986.) O autor caracteriza, na história brasileira da segunda metade do século XIX, um processo de (A) mudanças sociais significativas, impulsionadas por medidas governamentais e pela resistência popular. (B) rupturas políticas revolucionárias, determinadas pelo avanço do republicanismo e pela abolição do poder moderador. (C) divisão da grande propriedade rural, derivada da cri- se econômica e da entrada no país de imigrantes europeus. (D) estabilização econômica, produzida pelo exíguo cres- cimento das cidades e pelo esgotamento das áreas de solo fértil. (E) alfabetização popular ampla, favorecida pela adoção de novos tipos de exploração do trabalho e pela cria- ção de escolas públicas.


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