Ainda nos anos 1930, nascia uma outra versão para a
ação cabana, agora marcada por um posicionamento político-
-marxista. Caio Prado Júnior, de maneira precursora, atribuía
aos cabanos da Amazônia do século XIX a prerrogativa de te-
rem sido os únicos revolucionários populares e partidários de
ideais libertários que conseguiram tomar o poder. Com este
autor, os olhos da historiografia marxista no Brasil se volta-
ram definitivamente para o movimento de 1835. Os cabanos
tornaram-se exemplos de rebeldes primitivos.
(Magda Ricci. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária:
o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840, 2006.)
Tendo em vista a teoria marxista, a expressão “rebeldes pri-
mitivos” refere-se ao fato de que
(A) o socialismo era aplicado na Rússia quando a cabana-
gem teve início no Brasil.
(B) os cabanos rejeitavam doutrinas sob a alegação de que a
prática das transformações era mais relevante.
(C) a organização cabana inspirou movimentos europeus de
cunho socialista como a Primavera dos Povos.
(D) o marxismo consolidou-se alguns anos depois da eclo-
são da cabanagem no Brasil.
(E) os revoltosos deveriam, primeiramente, conquistar a abo-
lição da escravidão para depois lutar por outros ideais.