Enquanto Bob Dylan promovia suas revoluções musi-
cais na turbulenta democracia americana dos anos 60 e 70,
o Brasil, sob a ditadura militar, testemunhava uma eclosão
de criatividade até hoje inigualada em sua música popu-
lar. A figura do cantor-autor tomou lugar central na cultura
nacional, em grande parte graças ao talento de Chico
Buarque. Como no caso de Dylan, seu nome ficou asso-
ciado à canção de protesto.
(Sérgio Martins. “Planeta a ser explorado”. Veja, 19.10.2016.)
O excerto alude à cultura da música popular nos Estados
Unidos e no Brasil. Apesar das diferenças políticas assi-
naladas, é correto afirmar que os dois artistas
(A) opuseram-se ao emprego de instrumentos musicais
eletrônicos, procurando manter intacta a antiga cultura
musical das periferias urbanas.
(B) foram fenômenos da cultura do entretenimento de
massa, adaptando-se ao gosto artístico das multidões
despolitizadas.
(C) compuseram baladas românticas para o público
jovem, buscando o sucesso comercial por meio da
venda de discos.
(D) exprimiram questões historicamente relevantes de
suas épocas, incorporando ritmos tradicionais e popu-
lares de seus meios sociais.
(E) deram ênfase aos aspectos sonoros das canções,
diminuindo a qualidade literária de suas letras.