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1(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 9Código: 19579

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Poesia (Romantismo) Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Assinale a alternativa correta. a) O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves. b) O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves. c) Aorecorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto. d) Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado. e) As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.


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2(MACKENZIE - 2018)Número Original: 8Código: 7016943

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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Assinale a alternativa correta sobre a vida e a obra do poeta Oswald de Andrade (1890-1954). a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua extensa obra literária. b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”. c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato. d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e Vidas Secas. e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas.


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3(MACKENZIE - 2018)Número Original: 7Código: 7016926

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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Assinale a alternativa correta. a) O poema é uma radical defesa da oralidade literária, pois o verso Das coisas que eu nunca vi (v.3) é entendido pelo leitor como “Das coisas que eu nunca 11”. b) A referência à infância no primeiro verso e o próprio título do poema afastam qualquer possibilidade de metalinguagem. c) A crítica elitista contra modos de pensamento inovadores assume em “3 de Maio” uma acentuada expressão. d) A ausência de complexidade formal do poema impede-o de ser considerado um exemplar típico da primeira fase modernista. e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.


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4(MACKENZIE - 2015)Número Original: 7Código: 6892673

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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Sobre o Pré-Modernismo é INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) sua prosa aproxima-se da realidade, expondo e denunciando os contrastes e as mazelas socioeconômicas brasileiras. é um período de transição das prosas realista e naturalista e das poesias parnasiana e simbolista para produção literária modernista brasileira. são alguns de seus prosadores: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha. é uma escola literária brasileira que sofreu forte influência do estilo moderno da prosa portuguesa. sua prosa retrata diferentes realidades brasileiras, dentre elas: os subúrbios cariocas, o Interior paulista e o sertão nordestino.


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5(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 11Código: 17170

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modernismo Realismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Considere os seguintes aspectos da poesia de Caeiro: a liberdade formal, o vocabulário simples e a tendência ao discurso redundante. No contexto da obra do poeta esses traços a) são coerentes com o modo de ser despojado de um eu que busca integrar-se plenamente na natureza, avesso, portanto, a requintes estéticos. b) são índices da relevante influência que o movimento futurista exerceu sobre Fernando Pessoa, criador do heterônimo. c) são reflexos do equilíbrio interior de Caeiro, coerente, pois, com uma concepção clássica de vida. d) revelam certa falta de maturidade estética do próprio Fernando Pessoa, já que Caeiro foi seu primeiro heterônimo. e) são contrários a uma proposta modernista e, por isso, coerentes com o fato de esse heterônimo, segundo seu criador, ter vivido em época muito antiga.


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