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Resultados

1(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 27Código: 19618

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Chuva Ácida(Geografia) Intradisciplinar Biodiesel
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Texto I PROIBIÇÃO DE CARROS A DIESEL NO PAÍS PREJUDICA EXPORTAÇÃO, DIZEM ANALISTAS. Engessadas por uma lei criada em 1976 que proíbe a circulação de carros de passeio com motor a diesel, as montadoras de veículos no Brasil pouco investem na tecnologia. As que possuem produção desse tipo de propulsor, com a finalidade de exportar, têm projetos oriundos de outros países. Apenas utilitários, caminhões e ônibus podem circular movidos a diesel. E qual é o maior prejuízo do Brasil? O país terá grande dificuldade para se tornar exportador de carros compactos, já que o resto do mundo vê o diesel como uma alternativa de combustível menos poluente e com maior rendimento. Além disso, o Brasil perde um canal para viabilizar a venda no mercado externo do biodiesel, produto tão defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. G1, 10/09/2008, 07h05 - Atualizado em 10/09/08 - 11h57. Texto II UE QUER BANIR CARROS MOVIDOS A GASOLINA E DIESEL Até 2050, UE quer acabar com a presença desses combustíveis nas cidades europeias. São Paulo - A União Europeia quer transformar em realidade o sonho dos ecologistas de banir os carros movidos a gasolina e diesel. A ideia é acabar com esses combustíveis nas cidades europeias até 2050. Na semana passada, Bruxelas propôs proibir carros movidos a “combustíveis convencionais” nas ruas de cidades como Paris, Londres, Madri e Berlim, onde apenas carros elétricos ou transportes públicos seriam autorizados. A proposta, que causou polêmica, tem o objetivo de reduzir de forma drástica as emissões de COZ. Até 2050, a UE quer baixar em 60% seus níveis de emissões, em comparação a 1990. Revista Exame, 03/04/2011. Assinale a alternativa correta. a) No texto I, há a defesa de uma fonte inovadora de tecnologia, em um contexto das preocupações socioambientais. No texto II, há um posicionamento que prioriza a economia em relação à conservação ambiental. b) A lei mencionada no texto I atendeu apenas a interesses ambientais. A adoção dessa medida em 1976 não levou em conta o contexto econômico nacional e internacional de produção e preços do petróleo da época. c) No Brasil, produtores de biodiesel seriam beneficiados com liberação desse combustível nos carros de passeio. De outro lado, os críticos dessa medida se preocupam com o uso do diesel convencional, que contribui, entre outros problemas, para a formação de chuva ácida. d) Na Europa, o uso do diesel, mais econômico, pode ser proibido sem maiores problemas. O continente é autossuficiente em petróleo. e) A produção petrolífera na camada pré-sal justifica a defesa da liberação do Diesel discutida no texto I, uma vez que o Brasil não dispõe de outras fontes alternativas ao seu uso. A riqueza de fontes alternativas e o baixo consumo per capita de energia justificam a adoção das medidas informadas no texto II.


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