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1(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 52Código: 17724

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Segunda Guerra Mundial (Hist.) Intradisciplinar Primeira Guerra Mundial
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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“Morrer pela Pátria, pela Idéia! [...] Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é um ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.” Da carta de um jovem voluntário da República Social Fascista, de 1943 A respeito do contexto em que se inserem as Grandes Guerras Mundiais do século XX, considere I, II e III a seguir. I. Os conflitos econômicos, sociais e ideológicos entre as principais potências capitalistas, tanto no período anterior a 1914, quanto naquele que antecede à Segunda Guerra, levaram à disputa imperialista e à corrida armamentista. II. Nas origens dos dois grandes conflitos mundiais, podemos identificar a intensificação da propaganda nacionalista e a formação de um sistema de alianças político-militares entre as nações imperialistas. III. Nas duas guerras, o conflito armado entre as potências imperialistas, apesar do pesado custo em termos de vítimas, conseguiu solucionar os problemas econômicos, as divergências e os ressentimentos entre as nações beligerantes. Desse modo, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente II e III estão corretas. e) somente Ie II estão corretas.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(MACKENZIE - 2009)Número Original: 47Código: 6893775

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Processos e fatos históricos sobre a Primeira Guerra Mundial na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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“Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos (...). Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. (...) Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais O mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo.” Flávio de Campos e Renan G. Miranda De acordo com o texto acima, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) a) fortaleceu a crença dos homens da época na capacidade de construção de uma sociedade melhor, por meio da racionalidade tecnológica. b) consolidou a hegemonia cultural européia perante o mundo ocidental, desprezando as demais manifestações artísticas. c) possibilitou o surgimento de novas vanguardas artísticas, preocupadas em defender os modelos acadêmicos clássicos europeus. d) assinalou a crise da cultura européia, baseada no racionalismo e no fascínio iluminista pela tecnologia e pelo progresso. e) manifestou a decadência cultural em que se encontrava o mundo ocidental na segunda metade do século XIX.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(MACKENZIE - 2018)Número Original: 51Código: 7016856

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Fatos e processos históricos que alimentaram as tensões entre os países industrializados antes da Primeira Guerra Mundial.f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final do século XIX: a Belle Epoque. Esse período, marcado por um intenso progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para um período de prosperidade e paz. Todavia, sob a aparente tranquilidade e segurança desse cenário, desenrolavam- se inúmeros fatores de insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914. A respeito dos precedentes que levaram ao conflito mundial, é INCORRETO afirmar que a) b) d) a Alemanha, para combater a concorrência comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática, provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados por meio da guerra. apesar de persistirem antigas rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados chineses e africanos. mesmo apresentando um cenário tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório. Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou conhecido como Paz Armada (1870-1914). os países europeus tinham necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o domínio estrangeiro. o atentado de Sarajevo acabou se tornando o estopim para o Início da guerra, não tanto pela gravidade do fato em st, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem mutuamente.


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4(MACKENZIE - 2020)Número Original: 50Código: 7505226

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos e características da batalha de Stalingrado e o significado de sua conclusão no contexto da Segunda Guerra Mundial. Questões com causas ou consequências (Hist.)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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“(...) A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais. Os telegramas de Moscou repetem Homero. Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo que nós, na escuridão, ignorávamos. Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída, na paz de tuas ruas mortas, mas não conformadas, no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas, na tua fria vontade de resistir.” (Carlos Drummond de Andrade. Carta a Stalingrado do livro Rosa do Povo”. Em Poesia e Prosa. Rio de janeiro, Editora Nova Aguilar, 1983) O trecho acima relata, poeticamente, uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial, a batalha de Stalingrado, em 1943, na União Soviética. Stalingrado tornou-se sinônimo mundial do heroísmo e da luta pela pátria. A respeito desse episódio histórico e suas consequências é correto assinalar que a) b) Hitler, ao ordenar a invasão da União Soviética, em julho de 1941, aproveitou-se do espírito anticomunista presente nos Estados Unidos que, mesmo descontente com os rumos da guerra, não saiu do seu isolamento político tradicional. os alemães, ao adotarem a tática de “terra arrasada”, acabaram por infligir enormes perdas humanas e materiais à União Soviética, a qual, apesar do heroísmo demostrado nessa batalha, é obrigada a recapitular junto ao Terceiro Reich. a Operação Barbarossa, nome dado ao plano de guerra alemão contra os russos, a fim de conquistar os poços de petróleo do Cáucaso e a cidade de Stalingrado, foi um fracasso. Essa batalha foi o marco do início da derrota alemã. os soviéticos tiveram expressiva ajuda norte-americana nesse episódio de guerra, pois sem a contribuição dos Estados Unidos, seria impossível vencer o exército alemão, mais bem equipado e com maior número de combatentes. foram utilizadas, na batalha de Stalingrado, novas armas de guerra na ofensiva alemã sobre os soviéticos, o que garantiu o rápido avanço das tropas nazistas e o quase aniquilamento da cidade, que foi salva graças à ação dos aviões bombardeiros americanos.


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5(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 51Código: 17342

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Primeira Guerra Mundial
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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Baker com a famosa saia de bananas;1926-1927 Josephine Baker foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelo apelido de Vênus Negra. Em 1925, estreou em Paris, no Théâtre des Champs-Élysées, fazendo enorme sucesso com sua dança, dentre elas uma em que vestia uma saia feita de bananas. A explicação para a trajetória vitoriosa dessa artista negra, mulher e estrangeira nos palcos franceses, na década de 1920, deveu-se a) d) à busca de maiores relações diplomáticas e artísticas com os EUA, que após a Primeira Grande Guerra, se tornaram o maior credor dos países europeus envolvidos no conflito, especialmente da França. à idealização da beleza da mulher africana, que contrastava com os padrões femininos europeus, desgastado pela pseudo-masculinização da mulher após a efetiva participação das mesmas no esforço de guerra. a seu enorme talento pessoal, que se impôs em meio a um ambiente ainda dominado por preconceitos raciais e pela prepotência cultural francesa perante a cultura dos demais países. à busca por inspiração e motivação em expressões artísticas consideradas exóticas, como era considerada a cultura negra, capaz de dar um novo sentido às sociedades europeias, ainda desiludidas após o epísódio da Grande Guerra. ao intercâmbio cultural e artístico entre a França e os Estados Unidos da América, estabelecido entre os dois países no pós-guerra, na tentativa de estreitar as relações diplomáticas entre eles.


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