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  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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1(ITA- SP - 2008)Número Original: 37Código: 6646

Carlos Drummond de Andrade Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ITA 2008
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moor mr O poema abaixo é um dos mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade. É INCORRETO dizer que o poema é herdeiro da vertente social do Modernismo de 30. ironiza a idealização da vida rural. tão cantada pelos românticos do século XIX. substitui a idealização romântica da vida rural por uma visão mais crítica. se vale de vocabulário e sintaxe simples. de acordo com a proposta do Modernismo. mostra na primeira estrofe um quadro romântico da natureza. que é desfeito nas estrofes seguintes. Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.


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2(ITA- SP - 2014)Número Original: 39Código: 31069

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ITA 2014
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Questão 39. O poema abaixo, sem título, é um haicai de Paulo Leminski lua à vista brilhavas assim sobre auschwitz? (Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987.) Neste texto, I. haconstraste entre a imagem natural e o fato histórico. IL o contraste entre “lua” e “auschwitz” provoca uma reação emotiva no sujeito lírico. II. o caráter interrogativo revela a perplexidade do sujeito lírico. Está(ão) cosreta(s) A() apenasTelL B() apenas Ie IIL C() apenas Ie IIL. D() apenas OL E() todas


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3(ITA- SP - 2014)Número Original: 37Código: 31071

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ITA 2014
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Questão 37. O poema abaixo é de Cecília Meireles: Epigrama 8 Encostei-me em ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, fiquei sem poder choras, quando caí É CORRETO afirmar que o texto A() contém uma expressão exagerada de dor e tristeza, decorrente do fim de um envolvimento amoroso. B() fala sobre o rompimento de duas pessoas, que, por já ser previsto, não causou dor no sujeito lírico. C() registra o término de um envolvimento afetivo superficial, pois os amantes não se entregaram totalmente. D() contém ambiguidade, pois, apesar de o sujeito lírico dizer que não chorou, o poema exprime tristeza. E() gasante que a forma mais aconselhável de lidar com as desilusões é estarmos de antemão preparados para ela.


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4(ITA- SP - 2008)Número Original: 38Código: 6648

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ITA 2008
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O poema ao lado. do poeta contemporâneo José Paulo Paes, se reporta à “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. O texto de José Paulo Paes A() faz uma severa crítica ao nacionalismo romântico. exacerbado na “Canção do exílio”. B() mostra que cantar a pátria. tal como é idealizada na “Canção do exíli alienante. reduz de forma humorística a “Canção do exílio” a seus traços essenciais. reproduz todo o conteúdo da “Canção do exílio”. mostra que é impossível fazer novas versões da “Canção do exílio”. ", é algo moO Canção do exílio facilitada 1a? ah! sabia... (Em: Um por todos. São Paulo: Brasiliense, 1986.)


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5(ITA- SP - 2010)Número Original: 36Código: 6453

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ITA 2010
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Na obra Quaderna (1960). João Cabral de Melo Neto incluiu um conjunto de textos, intitulado “Poemas da cabra”. cujo tema é o papel desse animal no universo social e cultural nordestino. Um desses poemas é reproduzido ao lado: Acerca desse poema, NÃO se pode afirmar que: A() o poeta vê a cabra como um animal forte e que influencia outros seres que vivem em condições adversas. B() aquilo que a cabra parece ensinar aos demais seres é a resignação e a paciência diante da adversidade. C() a cabra oferece uma espécie de modelo comportamental para aqueles que precisam ser fortes para enfrentar uma vida dura. D() a cabra é um animal resistente ao meio hostil em que vive, assim como outros animais também o são. como o jumento. E() há no poema uma aproximação entre a cabra e o homem nordestino. pois ambos são fortes e resistentes. Um núcleo de cabra é visível por debaixo de muitas coisas. Com a natureza da cabra Outras aprendem sua crosta. Um núcleo de cabra é visível em certos atributos roucos que têm as coisas obrigadas a fazer de seu corpo couro. A fazer de seu couro sola. a armar-se em couraças, escamas: como se dá com certas coisas e muitas condições humanas. Os jumentos são animais que muito aprenderam da cabra. O nordestino. convivendo-a. fez-se de sua mesma casta.


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