Busca de Exercícios - FGV - SP - Aspectos e características da Revolta de Felipe dos Santos no início do século XVIII.g Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos e características da Revolta de Felipe dos Santos no início do século XVIII.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 54Código: 6341395

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Aspectos e características da Revolta de Felipe dos Santos no início do século XVIII.g

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal — conde de Assumar — se casou em 1715 com D. Maria José de Lencastre. Daí a dois anos partiria para o Brasil como governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Nas Minas, não teria sossego, dividido entre o cuidado ante virtuais levantes escravos e efe- tivos levantes de poderosos; o mais sério destes o celebrizaria como algoz: foi o conde de Assumar que, em 1720, mandou executar Felipe dos Santos sem julgamento, sendo a seguir chamado a Lisboa e amargurado um longo ostracismo. (Lanra de Mello e Souza, Norma e conflito. aspectos da história de Minas no século XVII) A morte de Felipe dos Santos esteve vinculada a (A) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários gru- pos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição. (B) um movimento popular que exigia a autonomia das Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e o ime- diato cancelamento das atividades da Companhia de Comércio do Brasil. (C) uma revolta denominada Guerra do Sertão, comandada por potentados locais, que não aceitavam as imposições colonialistas portuguesas, como a proibição do comér- cio com a Bahia. (D) uma insurreição comandada pela elite colonial, inspi- tada no sebastianismo, que defendia a emancipação da região das Minas do restante da América portuguesa, com a criação de uma nova monarquia. (E) uma rebelião, que contrapôs os paulistas — descobrido- tes das minas e primeiros exploradores — e os chamados emboabas ou forasteiros — pessoas de outras regiões do Brasil, que vieram atrás das riquezas de Minas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.