Entre 1930 e 1960, o rádio foi o grande veículo de comunicação. Quando começou a ser fabricado
no país, o rádio ampliou o mercado das gravadoras de discos e das emissoras radiofônicas.
A televisão, inaugurada em 1950 com a TV Tupi de São Paulo, começou a se popularizar em finais
dessa década. Em 1964, existiam 31 estações de TV, que cobriam parte do território nacional.
O rádio, a televisão, o cinema e a imprensa introduziram a cultura de massa no Brasil e foram
importantes veículos de informação e de formação da opinião pública.
DOMINGUES, Joelza Esther. História em documento. Imagem em texto. 8. São Paulo: FTD, 2015. p.220. Adaptado.
Segundo o texto,
(A) o rádio desempenhou um papel inexpressivo como veículo de comunicação entre 1930 e 1960.
(B) as tecnologias de comunicação se popularizaram somente a partir da inauguração da televisão
em 1950.
(C) orádio, inventado no Brasil, modernizou o país, juntamente com as emissoras radiofônicas estrangeiras.
(D) as novelas de rádio se popularizaram em 1950 e são a grande fonte de informação da opinião
pública desde 1964.
(E) as tecnologias da comunicação introduziram a cultura de massa no Brasil, e impactaram o acesso
à informação.