Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ETEC - Processos e fatos históricos sobre a independência do Brasil na primeira metade do século XIX .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Processos e fatos históricos sobre a independência do Brasil na primeira metade do século XIX .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ETEC - 2022)Número Original: 46Código: 11810240

Segundo Semestre

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a independência do Brasil na primeira metade do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2022
Exibir texto da questão

Em 07 de setembro de 2022, o Brasil celebra os 200 anos de sua Independência, ocorrida em 1822. Entretanto, grande parte dos historiadores afirma que o processo de Independência começou anos antes, em 1808, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil. Sua chegada provocou transformações rat is na colônia e, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro. Foram construídos chafarizes, pontes e calçadas; ruas e estradas foram abertas e pavimentadas. Entre 1808 e 1822, o número de habitantes da capital da colônia dobrou, chegando a cerca de 100 mil pessoas, muitos deles europeus que vinham tentar ganhar a vida no Brasil. Eram médicos, professores, alfaiates, farmacêuticos, modistas, cozinheiros, padeiros e formavam um grande contingente de mão de obra qualificada. Por outro lado, os trabalhos mais duros continuavam sendo exercidos pelos escravizados, que eram utilizados nos serviços domésticos, no comércio e no transporte de todo o tipo de produtos pelas ruas da cidade. Acesso em: 28.05.2022. Adaptado. Os eventos descritos no texto (a) (B) (o) (D) (E) precipitaram a abolição da escravidão e a qualificação profissional dos libertos, que passaram a exercer profissões especializadas. desorganizaram o núcleo urbano do Rio de Janeiro, impedindo a realização de obras públicas e, consequentemente, causando desemprego e precarização do trabalho. provocaram a diminuição da população da colônia, que caiu pela metade no início do século XIX, em razão da instabilidade provocada pela chegada de grande número de imigrantes. incentivaram a industrialização acelerada do Sudeste, especialmente de São Paulo, e a formação de uma classe oper: influenciada por ideias trazidas por italianos e alemaes. promoveram uma modernização urbana que atraiu profissionais qualificados da Europa, mas não alteraram as estruturas escravistas da sociedade brasileira do século XIX.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?