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1(ENEM - 2015)Número Original: 17Código: 6346507

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Grécia.b Função política da Ágora no contexto do surgimento da democracia na Grécia Clássica .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político. VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado). Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função O agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade. permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados. o O constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade. o reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra. congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias. o


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2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 64Código: 8950397

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Questões com causas ou consequências (Hist.) Interdisciplinar Transformações políticas na Grécia Clássica após o surgimento e desenvolvimento da Democracia
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV eV a.C. pode sercaracterizada, fundamentalmente, como direta. MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011. Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a) 6) competição para a escolha de representantes. O campanha pela revitalização das oligarquias. O estabelecimento de mandatos temporários. O declínio da sociedade civil organizada. O participação no exercício do poder.


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3(ENEM - 2014)Número Original: 21Código: 4288413

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

História Comparada Sentido de cidadania e seu exercício para os pensadores da Grécia Clássica.
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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TEXTO | Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil: nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso. Erasti: Urê, 1587 (atopiado) TEXTO Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados. ARISTÓTELES. Polica. Bent: UnB, 1965 Comparando os textos | e Il, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a) prestígio social. acúmulo de riqueza. participação política. local de nascimento. grupo de parentesco. voooo


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4(ENEM - 2014)Número Original: 5Código: 4288425

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. \VERNANT J PAS eigen do pensamento grego. iodo Jeiro “erva Bra, 10 (adaptado) Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte principio: O Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos. O Transparência — acesso às informações governamentais. O Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais. O Equiparação — igualdade de gênero na participação política. O Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 74Código: 3946

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar Civilizações pré-cabralinas do Brasil Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como à língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado. No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em tomo delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia. Folha de S.Paulo, ago. 2009 (adaptado) Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois O as ruinas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações. @ as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas. O as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si 8 os povos do Xingu falavam uma mesma lingua, tal como nas cidades-Estado da Grécia @ as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia


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