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Busca de Exercícios - ENEM - Combustíveis Fósseis - Geografia de Transportes - Aquecimento Global (Geografia) Aprenda a usar!

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1(ENEM- BR - 2012)Número Original: 36Código: 10917

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Combustíveis Fósseis Intradisciplinar Geografia de Transportes Aquecimento Global (Geografia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da conização. Rio de Janaro: Garamond, 2011 (acaptado) Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em: @ Aumento da poluição sonora- construção de barreiras acústicas. O Incidência da chuva ácida — estatização da indústria automobilística. Q Derretimento das calotas polares — incentivo aos transportes de massa. O Propagação de doenças respiratórias — distribuição de medicamentos gratuitos. & Elevação das temperaturas médias — criminalização da emissão de gás carbônico.


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2(ENEM- BR - 2008)Número Original: 26Código: 4020

Prova amarela

Petróleo Fontes não Renováveis de Energia Geografia Econômica Xisto Betuminoso
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como — xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuiram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado. trtemet sem petrobras comb (com aepnções A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos O ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo. técnicos: a fuidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos. econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto. políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países. estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo. vo oo


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3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 82Código: 3915

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Combustíveis Fósseis Extrativismo Mineral Aquecimento Global (Geografia) Geografia Política
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências. KOPP, 0. Guerra Fria sobre o Ártico. Lo monde diplomatique Brasil. “Setembro, n. 2, 2007 (adaptado). No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios — diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco — toma-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por O situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio. © possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, além de promover seu desenvolvimento econômico. O garantir, aos países em desenvolvimento, acesso a matérias-primas e energia, necessárias ao crescimento econômico. © contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa @ promover a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo.


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4(ENEM - 2014)Número Original: 41Código: 4288417

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Brasil.b Aspectos gerais da expansão do processo de urbanização no início do século XX e os seus impactos ao sistema de transportes brasileiro.m
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
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A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construidos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos. AANG. F A caminho de Guara Dei! em vmb Acaso em: O ja 2044 (adia) Arelação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela O retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa. © demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana. O presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades. © aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário. @ predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilisticas.


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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 46Código: 6971202

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Evolução tecnológica e modernização no modal de transporte hidroviário que permitiram a adequação as novas demandas do comércio global.m
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, a tecnologia, que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. ROCHA NETO, J. M.; CRAVIDÃO, F. D. Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago. 2014 (adaptado). Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se as novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a intensificação do uso de contêineres. compactação das áreas de estocagem. burocratização dos serviços de alfândega. redução da profundidade dos atracadouros. superação da especialização dos cargueiros. YVO@OSO


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