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1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 30Código: 3579

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo Intradisciplinar Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando. NOVAIS, F; MELLO E SOUZA L História da Vida Privda no Bras. 1 ‘So Paso: Compara das Lars 197 (atartado O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT — Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis ), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País. Disponivel om: wealomdsnica comintáts. pofciasphecocnetca=s87" “Acessem: ab 2010 (pao A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas O à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais. O à falência da democracia no país, que toma impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais. & à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedilos de exercer seus direitos políticos. a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância. a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.


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2(ENEM - 2021)Número Original: 75Código: 10788050

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos das práticas medicinais desenvolvidas por jesuítas ao longo do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indigena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesultas foram os reais iniciadores do exercicio de uma medicina hibrida que se tornou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário. GURGEL, C. Doenças a curas: 0 Brast os primeros sócios. “São Pav: Conteto, 2010 (asaçtadol Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a adoção de rituais místicos. rejeição dos dogmas cristãos. superação da tradição popular. imposição da farmacologia nativa. @ conjugação de saberes empíricos. ooo


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3(ENEM- BR - 2016)Número Original: 12Código: 6624631

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Construção do imaginário cristão sobre os africanos escravizados no período colonial brasileiro.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Imagem de São Benedito. Disponível em: hp:acervobrdigitalbn br. Acesso em: 6 jan. 2016 (adaptado) TEXTO Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica OLIVEIRA, A. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, 1.20, maio 2007 (adaptado Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o icone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para reduzir o poder das confrarias cristianizar a população afro-brasileira espoliar recursos materiais dos cativos recrutar libertos para seu corpo eclesiástico. atender a demanda popular por padroeiros locais. vovo


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4(ENEM - 2014)Número Original: 9Código: 4288421

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Missões e Aldeamentos
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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O Índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, gui conhecedor da natureza tropical e, para tudo Isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos. CALDEIRA. A nação mercantilista, São Paulo Editora 34, 1999 (adaptado) Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indigenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo Indigena foi mediada pela demarcação do território indígena. manutenção da organização familiar. valorização dos líderes religiosos indígenas. preservação do costume das moradias coletivas. comunicação pela lingua geral baseada no tupi. voooo


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 77Código: 3909

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas. Brasil - Vítimas fatais de conflitos ocorridos no campo 1985-1996 OLIVEIRA, A U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, confitos e reforma agrária. Rovista Estudos Avançados. Vel. 15 n. 43, São Paulo, setidez. 2001 Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região O conhecida historicamente como das sões Jesuíticas é a de maior violência & do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos. & conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes. & do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país. @ da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.


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