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1(ENEM- BR - 2008)Número Original: 48Código: 4048

Prova amarela

Cálculo de valores em um Gráfico de Colunas (Estatística Descritiva) .f Interpretação de valores em um gráfico de Colunas (Estatística Descritiva)
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Com base nos dados, conclui-se que O a proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais. © pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada. & as doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório. © uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mai: & o Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59anos.


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2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 167Código: 3474

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Mediana (Estatística) Gráfico de Colunas (Estatística Descritiva) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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O gráfico apresenta a quantidade de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo desde a Copa de 1930 até a de 2006. Quantidades de Gols dos Artilheiros das Copas do Mundo Gols {ss sso uso uso custo uses ao sao asso anne amo | Ano Disponivel om: Hp: suaposquisa com. Acesso em: 23 abe 2010 (adaptado). A partir dos dados apresentados, qual a mediana das quantidades de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo? 90000 6 gols 65 gols Tgols 7.3 gols 8,5 gols


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3(ENEM - 2021)Número Original: 151Código: 11199283

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Rosa

Interpretação de valores em um gráfico de Colunas (Estatística Descritiva)
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
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A Cifra de César é um exemplo de um método de codificação de mensagens usado por Júlio César para se “comunicar com seus generais. No método, cada letra era trocada por uma letra que aparecia no alfabeto um número fixo de casas adiante (ou atrás) de forma cíclica. A seguir temos um exemplo em que cada letra é substituída pela que vem três posições à frente. AlB[c[D[E|F[G/H|1|J/K[L [MIN |O|P|Q[R[S|T|U|V[W[X|Y¥|z pjejFjejn[i|s|Kjujmjnjo/plalris|T|jujvjw|x|vizjafBjc Para quebrar um código como esse, a análise de frequências das letras de um texto é uma ferramenta importante. Uma análise do texto do romance O guarani, de José de Alencar, que é composto por 491 631 letras, gerou o seguinte gráfico de frequências: 70000 60000 50000 40000 30000 Frequência 20000 10000 o ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ‘lsponvel em: wan dominou gov. Acssso em: 7 fv. 2015, Após codificar esse texto com a regra do exemplo fomecido, faz-se nova análise de frequência no texto codificado. As quatro letras mais frequentes, em ordem decrescente de frequência, do texto codificado são OAEo0es. O D.E,Fec. O DHRev. O RL Bex. O XB Ler.


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4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 167Código: 7456431

Única Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Problemas envolvendo a utilização da mediana e moda
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Os alunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela seguinte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma. Média Mediana Moda 1,65 1,67 1,70 Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m, 1,66 m, 1,67 me 1,68 m, e as Suas alturas nao são iguais a de nenhum outro colega da sala. Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, Fe M jogaram, respectivamente, basquete, basquete, basquete, basquete. futebol, basquete, basquete, basquete. futebol, futebol, basquete, basquete. futebol, futebol, futebol, basquete. futebol, futebol, futebol, futebol. VOO)


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5(ENEM- BR - 2007)Número Original: 61Código: 4118

Prova amarela

Interpretação de valores em um gráfico de Colunas (Estatística Descritiva)
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Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
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ea Cus Figura | Figura It “Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (com adaptações) As figuras acima apresentam dados referentes aos consumos de energia elétrica e de água relativos a cinco máquinas industriais de lavar roupa comercializadas no Brasil. A máquina ideal, quanto a rendimento econômico e ambiental, é aquela que gasta, simultaneamente, menos energia e água. Com base nessas informações, conclui-se que, no conjunto pesquisado, O quanto mais uma máquina de lavar roupa economiza água, mais ela consome energia elétrica. © a quantidade de energia elétrica consumida por uma máquina de lavar roupa é inversamente proporcional à quantidade de água consumida por ela. @ a máquina | é ideal, de acordo com a definição apresentada. O a máquina que menos consome energia elétrica não é a que consome menos água. @ a máquina que mais consome energia elétrica não é a que consome mais água.


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