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1(ENEM - 2015)Número Original: 107Código: 6344174

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Assum preto Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, canta mid Assum preto veve sorto Mas num pode avuá | Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www luizgonzaga.mus br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento). As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. pronúncia das palavras “tarvez” e “sorto”. flexão verbal encontrada em “furaro” e “cantá”. redundância nas expressões “cego dos óio” e “mata em frô”. pronúncia das palavras “ignorança” e “avuá”. o 0000


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2(ENEM- BR - 2013)Número Original: 100Código: 30806

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Textos Técnicos (Interpretação de textos) Vocabulário (Ortografia e lexicologia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Secretaria de Cultura EDITAL NOTIFICAÇÃO — Sintese da resolução publicada no Diário Oficial da Cidade, 29/07/2011 — página 41 — 511º Reunião Ordinária, em 21/06/2011. Resolução nº 08/2011 — TOMBAMENTO dos imóveis da Rua Augusta, nº 349 e nº 353, esquina com a Rua Marquês de Paranaguá, nº 315, nº 327 e nº 329 (Setor 010, Quadra 026, Lotes 0016-2 e 00170-0), bairro da Consolação, Subprefeitura da Sé, conforme o processo administrativo nº 1991-0.005.365-1. Folha de 8, Pauto, 5099. 2011 (adaptado) Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é: O Que sábia iniciativa! Os prédios em péssimo estado de conservação devem ser derrubados. O Até que enfim! Os edifícios localizados nesse trecho descaracterizam o conjunto arquitetônico da Rua Augusta. Parabéns! O poder público precisa mostrar sua força como guardião das tradições dos moradores locais. O Justa decisão! O governo dá mais um passo rumo à eliminação do problema da falta de moradias populares. @ Congratulações! O patrimônio histórico da cidade merece todo empenho para ser preservado.


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3(ENEM- BR - 2007)Número Original: 26Código: 4092

Prova amarela

Narração (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Vocabulário (Ortografia e lexicologia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
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Antigamente Acontecia o indivíduo apanhar constipaca ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...) Carios Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184. O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual Antigamente Acontecia o indivíduo apanhar um. resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...) Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a vocabulário. construções sintáticas. pontuação. fonética. regência verbal vovo


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4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 121Código: 6624744

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Ortografia e Lexicologia Estrutura e Formação de Palavras
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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De domingo — Outrossim. — O quê? — O que o quê? — O que você disse. — Outrossim? —É — O que é que tem? — Nada. Só achei engraçado. — Não vejo a graça — Você vai concordar que não é uma palavra de todos os dias. — Ah, não é. Aliás, eu só uso domingo. — Se bem que parece mais uma palavra de segunda-feira — Não. Palavra de segunda-feira é “óbice”. —“Onus”. — “Ônus" também. “Desiderato”. “Resquício”. — “Resquício" é de domingo. — Não, não. Segunda. No máximo terça — Mas “outrossim”, francamente... — Qual o problema? — Retira o “outrossim”. — Não retiro. É uma ótima palavra. Aliás é uma palavra difícil de usar. Não é qualquer um que usa “outrossim”. VERISSIMO.L. F Comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM. 190 (ragmento No texto, há uma discussão sobre o uso de algumas palavras da língua portuguesa. Esse uso promove o(a) O marcação temporal, evidenciada pela presença de palavras indicativas dos dias da semana O tom humorístico, ocasionado pela ocorrência de palavras empregadas em contextos formais O caracterização da identidade linguística dos interlocutores, percebida pela recorrência de palavras regionais. © distanciamento entre os interlocutores, provocado pelo emprego de palavras com significados pouco conhecidos O inadequação vocabular, demonstrada pela seleção de palavras desconhecidas por parte de um dos interlocutores do diálogo.


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5(ENEM - 2017)Número Original: 37Código: 6888862

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Ortografia e Lexicologia Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada, enfrentam-se diretamente com a equipe adversária, tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam. GONZALEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n. 71, abr. 2004. São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente”, respectivamente, O judô e futebol americano. & lançamento de disco e polo aquático. O remo futebol. O badminton e nado sincronizado. @ salto em distância e basquetebol.


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