No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o
mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para
os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer
deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre
uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente
uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.
SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro.
Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.
Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade ético-
religiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida
como
(A) vinculada ao abandono da felicidade terrena.
contrária aos princípios econômicos liberais.
(C) promovedora da dimensao politica da vida cotidiana.
(D) estimuladora da igualdade social como direito divino.
adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.