Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia) - Preservação Ambiental (Ecologia) (Biologia) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia)
  • Preservação Ambiental (Ecologia) (Biologia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 1Código: 3988

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia) Preservação Ambiental (Ecologia) (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (Ns) e oxigênio (0), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO), vapor de água (H20), metano (CHs), ozônio (Os) e o óxido nitroso (N,0), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO», tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO, na atmosfera: o desmatamento. BROWN LF; ALECHANDRE, A S. Conceitos básicos sobre cima, carbono, forestas e comunidades. AG. Moreira & S Schwartzman. As mudancas cimaticas globais © 0s ecossistemas brasileiro. Gracia: Istituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma altemativa viável para combater o efeito estufa é O reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada & promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CHs. O reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO, da atmosfera. O aumentar a concentração atmosférica de HO, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. & remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 8Código: 3786

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Soluções para reduzir os impactos da falta de água nas regiões do Nordeste brasileiro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Na região semiárida do Nordeste brasileiro, mesmo nos, anos mais secos, chove pelo menos 200 milímetros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mães de família, têm de caminhar várias horas em busca de água, utilizando açudes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa água é fonte de diarreias, parasitas intestinais, e uma das responsáveis pela elevada mortalidade infantil da região. Os açudes secam com frequência, tornando necessário o abastecimento das populações por carros-pipa, uma alternativa cara e que não traz solução definitiva ao abastecimento de água. OSAVA, M. Chuva de beber: Cistornas para 50 mil famílias. Revista Eco21, n. 96, novembro 2004 (adaptado). Considerando o texto, a proposta mais eficaz para reduzir os impactos da falta de água na região seria (A) subsidiar a venda de água mineral nos estabelecimentos comerciais. (B) distribuir gratuitamente remédios contra parasitas e outras moléstias intestinais. (C) desenvolver carros-pipa maiores e mais econômicos, de formaa baratear o custo da água transportada. (D) captar água da chuva em cisternas, permitindo seu adequado tratamento e armazenamento para consumo. (E) promover a migração das famílias mais necessitadas para as regiões Sudeste e Sul, onde as chuvas são abundantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 34Código: 3959

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Consequências do não umedecimento no processo da compostagem.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

O lixo orgânico de casa — constituído de restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros —, se for depositado nos lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da compostagem, um processo simples que requer alguns cuidados especiais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses Como usar o ixo orgânico em casa? Citncia Hojo v.42, jun. 2008 adapta). Suponha que uma pessoa, desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico, tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação, o processo de compostagem iria produzir intenso mau cheiro. o adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto. a falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica a falta de água no composto iria elevar a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais. apenas microrganismos que independem de oxigênio poderiam agir sobre a matéria orgânica e transformá-la em adubo. 00000


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM - 2020)Número Original: 91Código: 9060870

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação por tabelas (Biologia).t Identificação de uma espécie que possua prioridade nas estratégias de conservação.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Pesquisadores delimitaram Unidades Evolutivas Significativas (UES) de cinco espécies pertencentes a diferentes grupos de vertebrados, distribuídos em oito áreas distintas, como mostra o quadro. Cada UES representa uma população isolada histórica e geneticamente diferenciada e apresenta prioridade para manejo e conservação. 1 2 3 4 5 6 7 8 UES5 UES3 UES3 UES4 UES1 UES2 UESS5 UES2 UES2 UES1 UES2 UES3 UES3 UES3 UES2 UES1 UES1 UES2 UES2 UES3 UES4 UES4 UES1 UES3 UES1 UES1 UES1 UES2 UES2 UES2 UES1 UES1 UES3 UES2 UES2 UES3 UES1 UES1 UES2 UES3 MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JR., E. B.; COLLEVATTI, R. G. Priorizando áreas para a conservação com base em Unidades Evolutivas Significativas (ESU). Genética na Escola, n.1, 2015 (adaptado). Considerando a área 4, a espécie que terá prioridade nas estratégias de conservação pertence a que grupo? (A) Ave Anfibio Lagarto (C) Roedor ©) © Morcego


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2016)Número Original: 57Código: 6624584

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Identificação (Biologia) Estratégias de adaptações para as mudanças climáticas.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2016
Exibir texto da questão

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos. IPCC, 2014. Climate Change 2014 symhess repor Disponível em: has yripc ch. Acesso em: 2 out. 2016 (adapta) Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação? Construção de usinas eólicas. Tratamento de resíduos sólidos. Aumento da eficiência dos veículos. Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono. Criação de diques de contenção em regiões costeiras. vo000


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?