TEXTO!
Portadoras de mensagem espiritual do passado,
as obras monumentais de cada povo perduram no
presente como o testemunho vivo de suas tradições
seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da
unidade dos valores humanos, as considera um bem
comum e, perante as gerações futuras, se reconhece
solidariamente responsável por preservá-las, impondo
a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua
autenticidade.
Carta de Venera, 31 de maio de 1964. Disponível em we lpnan ate
“Aceaso om: 7 Out 2018
TEXTO I
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram
cada vez menos eficientes diante do processo acelerado
de urbanização e transformação de nossa sociedade.
A legislação de proteção peca por considerar o
monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade
socioeconômica. O tombamento, ao decretar à
imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu
valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que
lenta, de destruição inevitável.
TELLES. LS. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre: Caras 39S
Escala Superior de Tenloia São Lourenço da Brindes. 1977 (ats926%)
Escritos em temporalidade histórica aproximada, OS
textos se distanciam ao apresentarem pontos de vistê
diferentes sobre a(s)
O ampliação do comércio de imagens sacras.
O substituição de materiais de valor artístico.
O políticas de conservação de bens culturais.
O defesa da privatização de sitios arqueológicos.
O medidas de salvaguarda de peças museológicas.